Hublot Big Bang UNICO Bi-Retrograde Chrono – O Relógio da Copa 2014

A Hublot é a empresa oficial responsável pelos registros de tempo da Copa Mundial de Futebol 2014 FIFA, que ocorrerá neste ano no Brasil. Por conta disto, a empresa também foi responsável pelo desenvolvimento do relógio oficial da Copa do Mundo 2014, apresentado no dia 13/03/2014, em grande evento ocorrido na Associação Japonesa de Futebol, em Tóquio.

Neste evento, que contou com a participação do CEO da Hublot, Ricardo Guadalupe, e do nosso eterno rei do futebol, Pelé, foi apresentado o novo modelo Hublot Big Bang UNICO, fruto de 18 meses de pesquisa e desenvolvimento.

Ricardo Guadalupe, CEO da Hublot, e o eterno rei do futebol, Pelé.
Ricardo Guadalupe, CEO da Hublot, e o eterno rei do futebol, Pelé.

Este relógio foi projetado especificamente para o controle de tempo em uma partida de futebol, e conta com o novo calibre automático HUB1260, um movimento bi-retrógrado com cronógrafo central, montado com 385 componentes, e com frequência de 4 Hz (28.800 A/h), que detalharemos mais adiante. É o único movimento deste tipo na indústria relojoeira atualmente. É também a primeira vez que a Hublot revelou um relógio com display bi-retrógrado (os ponteiros retornam à sua posição inicial em uma velocidade incrível).

King Gold

Neste relógio, quando o cronógrafo é iniciado, os ponteiros de minuto e segundo, que tem as cores principais da bandeira do Brasil (verde e amarelo) se movem da esquerda para direita em um arco de 45 minutos (equivalente a um tempo de uma partida de futebol), com uma área de 15 minutos de tempo adicional, completando 60 minutos no total. Há dois botões em cada lado da coroa, para início, parada e para zerar os parâmetros. O botão na posição de 2 horas é também usado para mostrar o período de tempo selecionado dos 4 seguintes marcos: 1º tempo, intervalo, 2º tempo e o final da partida, indicado em uma janela no centro da posição 12 horas. No modelo “Carbon”, este botão é amarelo, enquanto que na versão “King Gold”, este botão é verde.

Carbon

Um dos desafios encontrados para a construção deste movimento foi o seu gasto energético. O design atípico deste mostrador demandou esforço adicional, pois o rápido movimento dos ponteiros demanda mais energia do movimento. Este problema foi resolvido através de uma construção otimizada, com uma seleção exigente dos materiais utilizados e pelas funções presentes no relógio, optando-se por aqueles com menor consumo possível e menor coeficiente de atrito. Por conta destas otimizações, os novos recursos deste relógio não afetam a correta operação do mostrador de tempo.

Na posição das 6 horas, há dois ponteiros rotativos, que mostram as horas e minutos, enquanto que os segundos são mostrados em um pequeno local no mostrador. Há também três ponteiros posicionados na posição 9 horas que rodam permanentemente e permitem ao usuário ver imediatamente que o movimento está funcionando corretamente. A reserva de força deste relógio é de aproximadamente de 72 horas.

Hublot - Detalhes
Os detalhes deste relógio. Clique na figura para vê-la ampliada

Este relógio será produzido em dois modelos de edição limitada:

A caixa, chamada de Big Bang UNICO, tem 45mm de diâmetro, feito em ouro 18 quilates King Gold ou de cerâmica negra,  ambos polidos e acetinados. O bezel é de fibra de carbono, com 6 parafusos de titânio em formato de “H”, rebaixados, polidos e travados. A estética deste relógio é a mesma da consagrada linha Big Bang.

O vidro é de cristal de safira, com revestimento anti-reflexivo interno e externo. A saliência negra do bezel é feita em resina. A coroa é em ouro negro 18 quilates King Gold, em borracha sobremoldada com o logotipo da Hublot. O mostrador é preto, com acabamento mate e acetinado, e conta com os ponteiros verde e amarelo.

A tampa traseira é feita em ouro 18 quilates King Gold, ou em cerâmica negra, ambas com acabamento acetinado, além de cristal de safira com revestimento anti-reflexivo em seu interior. O símbolo da Copa do Mundo de 2014 está gravado no vidro traseiro. O relógio é a prova d’água, 10 ATM (100 metros).

O movimento mecânico automático manufaturado HUB1260 UNICO, com movimento bi-retrógrado com cronógrafo central, é formado por 385 componentes, com 44 jóias. A pulseira é estruturada e estriada em borracha negra natural. O fecho é feito em titânio negro PVD com fivela implantada, contando com inserção em ouro de 18 quilates King Gold ou em fibra de carbono.

Não deixem de ver o vídeo deste fantástico relógio, e se impressionem com a velocidade em que os ponteiros retornam à sua posição original!