Capa-Frederique-Constant1

Não há dúvidas que o interesse por relógios de alto padrão vem aumentando em nosso país. Vemos um número crescente de entusiastas, que procuram por peças de qualidade, muitas vezes guiados por recomendações de amigos e direcionadas às tradicionais marcas “suíças”. De fato, o mercado tem a oferecer excelentes peças, a custos variados.  A maior parte das fábricas tradicionais de relógios está sediada em Genebra. A partir do início do século 18, esta cidade tornou-se conhecida como um importante centro de criação e produção de relógios finos. Desde então, os relojoeiros geneveses atingiram um alto grau de desenvolvimento na arte da relojoaria, sem paralelo até então.

Dentre as clássicas marcas de relógio suíças, observamos o crescimento de uma empresa relativamente nova, que vem despertando interesse crescente dos apaixonados por relógios. Trata-se da Frédérique Constant – Genève. Esta jovem marca foi fundada em 1988 por Aletta Stas Bax (COO) e Peter Stas (CEO), movidos pela paixão de seus fundadores por relógios finos. Nos próximos parágrafos, contaremos um pouco da história desta empresa e de seus relógios.

A História que Antecedeu a Marca

O nome escolhido para a empresa – Frédérique Constant – foi derivado do nome dos bisavôs de Aletta Bax e de Peter Stas:

Constant Stas

Constant Stas

  • Frédérique: Frédérique Schreiner (1881-1969)
  • Constant: Constant Stas (1880-1967)

Aliás, estes nomes fazem parte do nome dos fundadores da Frédérique Constant – Aletta Stas Francoise Frédérique-Bax e Peter Stas Constant. Segundo os fundadores da marca, era uma tradição em ambas as famílias nomear seus filhos com nome de seus bisavós .

Constante Stas fundou sua própria empresa de Litografia em 1904. Esta tecnologia estava sendo utilizada naquela época principalmente para a produção de placas de impressão gravadas. No entanto, também era utilizada na fabricação de mostradores de relógio, cuja produção o Sr. Constant Stas fornecia principalmente à próspera indústria de Friesche Klokken.

O Brasão utilizado pela empresa é inspirado no Brasão da família Stas.

Brasão – Frederique Constant

O Surgimento da Frédérique Constant

No início da década de 1980, Peter e sua esposa Aletta desenhavam relógios em seus tempos livres. Conforme a palavra de seus fundadores, nesta época, ambos estavam no início de seus 30 e poucos anos de idade, recém-casados, e praticamente sem quaisquer ativos, porém, com a decisão de criar relógios suíços clássicos a preços atraentes.

Peter Stas e Aletta Stas

Peter Stas e Aletta Stas

Eles não podiam reclamar de seus salários na época, porém, não tinham condições de pagar CHF 15.000 (francos suícos – 12.170 euros) por um relógio de qualidade. Por isto, os fundadores se consideravam seu próprio consumidor alvo. Isto se refletiu no conceito e posicionamento da empresa que fundariam.

Em 1991, a empresa recebeu sua primeira encomenda, de 350 relógios. Este momento é considerado pelos seus fundadores como o verdadeiro nascimento da empresa Frédérique Constant.

Com isto, a empresa lançou sua primeira coleção em 1992, compreendendo seis modelos equipados com movimentos suíços, montados por um relojoeiro em Genebra.

O design Heart Beat – A inovação e o erro de principiante

Após a Crise do Quartzo, ocorrida entre as décadas de 1970 e 1980, observou-se no início da década de 1990 uma lenta reascensão dos relógios mecânicos automáticos.

Estes relógios mecânicos eram visualmente semelhantes aos relógios de quartzo, com a exceção de que o ponteiro dos segundos se movia continuamente. Em relógios de quartzo, o ponteiro dos segundos “pula” a cada segundo (60 “passos” por minuto).

O modelo Heart Beat original (FC-310M36)

Neste cenário, a Frédérique Constant considerou importante destacar visualmente a diferença entre relógios mecânicos e os relógios de quartzo. Em 1994, a Frédérique Constant desenvolveu seu primeiro relógio “Heart Beat”. O propósito do desenvolvimento deste design era mostrar a natureza do mecanismo de seus relógios. Para isto, a empresa criou uma abertura no mostrador do relógio, na posição da roda de balanço, para mostrar que o movimento do relógio é mecânico.

A roda de balanço gira em sentido horário e anti-horário em seu eixo em uma frequência de 28.800 vezes por hora. Sua rotação é controlada pela mola espiral (“hairspring”), que se enrola e desenrola constantemente, como pode ser observado através da abertura frontal dos relógios Heart Beat.

O Heart Beat tornou-se um ícone da marca Frédérique Constant. Contudo, a empresa cometeu um grave erro de principante.

Em 1994, a Frédérique Constant se encontrava em rápido crescimento, porém, ainda era uma empresa relativamente pequena. Sem um departamento jurídico interno e sem uma adequada atenção gerencial, a empresa não registrou o desenho do design Heart Beat, e os relógios foram lançados sem que a patente fosse assegurada.

O mercado não perdoa este tipo de erro. Levou apenas um ano para que os primeiros relógios estilo Heart Beat fossem lançados pela concorrência. Alguns concorrentes copiaram descaradamente a abertura frontal do Heart Beat em seus relógios. Outros mudaram a forma da abertura do Heart Beat, mas ainda assim, copiaram as demais características do design original da Frédérique Constant.

A expansão da empresa

Em 1995, a empresa participou do World Watch em Basel. Com o crescimento da empresa, Aletta Stas Bax e Peter Stas decidiram se mudar para Genebra, para desenvolver a marca no coração desta capital relojoeira.

Em 2000, a Frédérique Constant fundou sua nova oficina em Chene-Bourg, uma charmosa comuna dentro da cidade de Genebra, caracterizada por ruas estreitas e movimentadas, muito popular entre os artistas.

Em 2006, a empresa mudou-se para um novo edifício localizado em Plan-les-Ouates, na região de Genebra, onde está sediada até hoje. Esta nova fábrica conta com 3.200 metros quadrados de área construída, distribuídos em 4 pavimentos, nos quais se localizam os setores de produção de componentes do calibre, a montagem do calibre, montagem do relógio e um extenso e rigoroso controle de qualidade.

Fábrica de Plan-les- Ouates - Genève

Fábrica de Plan-les- Ouates – Genève

Atualmente, a empresa, formada pela própria Frédérique Constant e sua empresa irmã, Alpina, tem se mantido como uma empresa familiar independente, envolvida em todas as fases de produção de relógios, desde o projeto inicial até a montagem final do relógio. 

A empresa tem forte ênfase no design do relógio. Os relógios fabricados sob a sua marca ou são projetados pela própria Frédérique Constant, ou então, por designers independentes contratados para uma série específica de modelos.

Durante os últimos 25 anos, o grupo formado pela Frédérique Constant tem crescido de forma consistente – cerca de 25% a 30% por ano. A meta da empresa para o ano de 2013 era de produzir e vender mais de 125.000 peças. No início de 2014, a empresa divulgou seus números de 2013 – a produção excedeu 128.000 peças vendidas, vendidas em mais de 2.800 pontos de venda, localizados em mais de 100 países no mundo. As vendas da Frédérique Constant cresceram mais de 8% em 2013, e as vendas da empresa irmã Alpina cresceram mais de 40%.

A missão declarada pela Frédérique Constant é aplicar os seguintes 3 valores para o processo de desenvolvimento de cada um de seus modelos: Design, Qualidade e Inovação.

A fabricação dos relógios Frédérique Constant

Todos os relógios da Frédérique Constant são fabricados exclusivamente a mão, um a um, na fábrica localizada em Genebra. Todos os processos envolvidos na sua fabricação são monitorizados com equipamentos de alta precisão.

Os relojoeiros precisam de um profundo treinamento e vasta experiência para estarem aptos a montarem os finos componentes que são necessários à manufatura de um relógio de alta qualidade. Os relógios são montados em um atelier sem poeira e com ar controlado, com diversas máquinas feitas por encomendas e desenvolvidas internamente.

Todos os relógios passam através dos seguintes controles de qualidade:

  • Um mecanismo de rotação que expõe o relógio a uma intensa força de rotação.
  • Um dispositivo de rotação feito por encomenda que simula o movimento do pulso.
  • Após passarem pelas máquinas anteriormente citadas, realiza-se uma verificação manual completa das funcionalidades do relógio.
  • Teste de precisão de cronometragem em três a cinco posições.
  • Teste de resistência à água com o revolucionário dispositivo de teste Deltarox.
  • Extensa e detalhada inspeção visual, em busca de minúsculos arranhões, partículas e descoloração.

A evolução dos relógios da marca – o novo Heart Beat

Frédérique Constant apresentou na Baselworld em 2004 o seu novo calibre Heart Beat. Com o desenvolvimento iniciado em 2001, o novo movimento Heart Beat foi desenvolvido pelo time da Frédérique Constant, em colaboração com 8 especialistas da École d”Horlogerie de Genève, da École d”Ingénieurs de Genève e da Horloge Vakschool Zadkine.

Este calibre tem a característica ponte para a roda de balanço posicionada no lado frontal do calibre. Com isto, foi possível posicionar a espiral e a “regulação fina” também na parte da frente. Esta inovação possibilitou o desenvolvimento de um design peculiar e atraente, característica da marca.

Com a lição adquirida com os erros do passado, todos os designs do desenvolvimento do novo calibre Heart Beat foram devidamente registrados antes de chegarem ao mercado.

Desde 2001, nove novos calibres manufaturados pela Frédérique Constant foram desenvolvidos, produzidos e introduzidos no mercado. Com a introdução da manufatura do calibre Heart Beat, em 2004, a Frédérique Constant tornou-se membro do pequeno e exclusivo grupo de fabricantes de relógios suíços que produzem seus próprios calibres.

Um calibre manufaturado pela própria empresa é considerado a conquista final na Arte da Horologia. A Frédérique Constant assegurou várias patentes para seus calibres manufaturados.

Em 2007, após 2 anos de desenvolvimento, a empresa lançou sua linha Silicium Heart Beat, implementando o uso de novos materiais de alta tecnologia para criar relógios mecânicos melhores, mais precisos e confiáveis.

O relógio Silicium Heart Beat Manufacture – 2007 (FC-935SABS4H9)

Neste relógio, foi desenvolvida uma roda de escape de silício para o calibre manufaturado Heart Beat. Existem três principais vantagens desta nova roda em comparação com a roda de escape regular.

  • Funcionamento sem lubrificante: o desgaste relacionado à idade e a secagem da lubrificação da roda de escape não ocorrerão mais. Uma roda de escape sem óleo evita o risco do óleo se espalhar para outras partes do movimento. Além disto, a roda de escape de silício possui apenas 20% do peso do aço, e possui superfície ultra suave.
  • Menor inércia, aumentando a eficiência energética: a roda de escapamento é acelerada e parada a cada tique-taque do relógio. A roda de escape de silício tem menor peso, e consequentemente, menor inércia, aumentando a eficiência energética.
  • Melhor propriedade de atrito: menor atrito aumenta a acurácia do relógio. Também reduz a perda energética, e portanto, a exigência de energia para o calibre é menor.
FC-700 Automatic

FC-700 Automatic

Em 2009, a Frédérique Constant lançou o seu segundo calibre de fabricação própria – o modelo FC-700 Automatic. No desenvolvimento deste novo calibre, priorizou-se a racionalização dos componentes e a eficiência de montagem. Como resultado, foi obtida uma economia global de 35% em comparação aos custos de produção do calibre Heart Beat anterior.

Houve  a incorporação de diversas novas tecnologias com este processo, e pela primeira vez, um fabricante de relógios suíços introduziu um relógio com um calibre manufaturado abaixo de 2000 euros no varejo.

Luxo Acessível

A marca Frédérique Constant tem por objetivo a criação de relógios de luxo, priorizando-se a qualidade do produto, tanto em termos de design, materiais utilizados na fabricação, como também, à aderência aos padrões e tradição da relojoaria suíça.

2FC-Tourbillon

Esta marca optou por posicionar seus relógios na categoria de Luxo Acessível. Contudo, tal posicionamento não se restringe à questão de precificação de seus relógios, mas também a uma filosofia amplamente divulgada em seus materiais de divulgação, que envolve disponibilizar seus relógios não somente a um circulo fechado e elitista de conhecedores, e sim, torná-los igualmente acessíveis aos amantes de relógios que desejam desfrutar de relógios de alta qualidade. Segundo as palavras da empresa:

Luxo Acessível
Nossa filosofia é não restringir o interesse em relógios Frédérique Constant Geneve apenas para conhecedores, mas também deliberadamente para chegar a uma seleção mais ampla de entusiastas apreciadores que desejam desfrutar de relógios de alta qualidade e atemporais, porém clássicos, a preços razoáveis.

Seguindo tal filosofia, a empresa posicionou a maior parte de seus relógios na faixa de preço entre 1.000 a 5.000 francos suíços (de 818 a 4.088 euros). Em uma entrevista concedida no início de 2014, os fundadores da empresa comentam um pouco mais sobre esta visão:

(…) Desde o princípio, Frédérique Constant tem focado sua estratégia em produzir relógios clássicos em preços de Luxo Acessível. Nós focamos inicialmente em jovens empresários que tem um orçamento entre 800 a 3.000 euros. Pessoas jovens ainda estão em ascensão em suas carreiras, e não possuem grandes salários. Por que eles não poderiam comprar um belo relógio fino de Genebra? Este é o motivo pelo qual oferecemos nossos relógios Frédérique Constant, para permitir mais pessoas aproveitarem o luxo. No consumismo inteligente atual, nos não focamos mais somente em pessoas jovens, os relógios Frédérique Constant são para todas as pessoas que amam relógios finos clássicos com um verdadeiro valor. Pessoas compram belos relógios clássicos para elas mesmas, para se  sentirem felizes. Não para mostrá-los. Se os consumidores da Frédérique Constant querem mostrar algo, eles podem se gabar com seus amigos que eles fizeram uma boa escolha. Que está alinhado com a tendência atual de que o consumismo conspícuo está fora, não mais ´Hummers´, não mais “bling-bling” . 

O Futuro da Marca

Em 2014, a empresa comemora os 10 anos de lançamento da manufatura do calibre Heart Beat, que serão comemorados em uma grande festa, a ser realizada em 14 de maio. Os seus fundadores – Aletta e Peter Stas – mantém 95% das ações da empresa fundada por eles há mais de 25 anos atrás. As operações continuam sem dívidas, e a previsão declarada de crescimento da empresa é de 20% para o ano de 2014.

A Frédérique Constant tem por objetivo ter apenas dois fornecedores para todos os seus componentes até 2015, garantindo assim sua total independência. Todos os componentes chave estão em desenvolvimento – incluindo um novo sistema de oscilação.

Caridade

A empresa também tem voltado seus olhos à caridade. Destinam-se 50 euros provenientes da venda de cada relógio da coleção “Double Heart Beat” a instituições de caridade que lidam com crianças e tratamento de doenças cardíacas. Esta série de relógios conta com dois corações sobrepostos situados na posição das “12 horas”, revelando o movimento Heart Beat.

Relógio Double Heart Beat

A empresa também tem parceria com a World Heart Federation na campanha “Heart of Children”, e com a World Heart Federation, com campanhas presentes em diversos países, incluindo o Brasil, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. Além disto, a empresa oferece o prêmio  “Frédérique Constant Passion Awards”, que detalharemos a seguir.

“Live your Passion”

Com seu slogan “Viva sua paixão” (Live your Passion), a Frédérique Constant pretende refletir o espírito de seus relojoeiros, fornecedores e clientes. Inicialmente, o slogan era “Live Life with Passion”, mas a empresa decidiu mudá-la em 2001 para a forma mais diretaLive your Passion. Segundo a empresa, o significado de “Passion” envolve:

  • Paixão para a criação de belos designs de relógios.
  • Paixão pela última tecnologia para desenvolver calibre de relógios empolgantes.
  • Paixão pela aplicação de componentes e processos mais inteligentes para criar relógios a preços mais sensíveis.
  • Paixão pelo empreendedorismo e inovações de negócios desafiando o conhecimento convencional
  • Paixão pelo sucesso da companhia.

Como parte da campanha, a empresa criou o “Frédérique Constant Passion Awards”, com o objetivo de celebrar e premiar a “Paixão”, considerada pela companhia como fundamental para seu sucesso. Esta premiação, concedida em jantares anuais de caridade, tem por objetivo premiar organizações de caridade guiadas pela paixão verdadeira, celebrando e apoiando o sucesso de seu empreendedorismo. A American Heart Association foi agraciada com esta premiação em 2010, por seus esforços de caridade para prevenir doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. A International Children”s Heart Foundation foi premiada em 2008 e em 2011, pelos seus esforços em ajudar no diagnóstico e tratamento de crianças com doenças cardíacas congênitas em países em desenvolvimento.

Em 2012, a marca lançou um livro chamado “Live your Passion – Building a Watch Manufacture”, contando um pouco da história da marca.